MÍDIA CENTER

Hilton Coelho propõe homenagem a mestre ceramista de Maragogipinho

Publicado em: 21/10/2024 17:21
Editoria: Notícia

Deputado Hilton Coelho (Psol) é o autor do projeto para tornar Rosalvo Maltez Santana comendador da Bahia
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

O deputado Hilton Coelho (Psol) quer homenagear o mestre ceramista Rosalvo Maltez Santana, reconhecido por sua contribuição à arte sacra, com a Comenda 2 de Julho. Para isso, ele apresentou um projeto de resolução na Assembleia Legislativa, no qual destacou o valor do trabalho do artista, nascido no povoado de Maragogipinho, em Aratuípe, no Recôncavo da Bahia. A Comenda 2 de Julho é a mais alta honraria concedida pela ALBA.


Com essa proposição, nosso objetivo é prestar uma justa homenagem a Rosalvo Santana, mestre santeiro e pioneiro da arte sacra em Maragogipinho, em reconhecimento ao seu valoroso trabalho artístico”, explicou Hilton ao justificar a proposta. Segundo ele, Maragogipinho é uma comunidade culturalmente rica, com uma herança ancestral e grande importância socioeconômica. “Rosalvo honra essas tradições e merece o reconhecimento tanto da Assembleia Legislativa quanto da população baiana”.


Nascido em 24 de abril de 1964, Rosalvo Santana cresceu em uma família dedicada à produção de cerâmica utilitária, atividade tradicional na região. “Contudo”, acrescentou o deputado no documento, “ele se destacou ao trilhar um caminho diferente, focando na criação de imagens sacras e figurativas, o que o consolidou como um dos grandes nomes da arte sacra baiana.”

Hilton lembrou ainda que Maragogipinho é conhecido por ser o maior centro oleiro da América Latina, famoso pela produção artesanal de cerâmica, uma tradição que atravessa gerações e cujos produtos possuem tanto caráter decorativo quanto utilitário. Em 2004, o povoado recebeu o título de maior centro cerâmico da América Latina ao disputar o Prêmio Unesco de Artesanato para a América Latina e o Caribe.


Rosalvo, porém, optou por seguir um caminho distinto do convencional, conforme explicou o parlamentar. “Sem interesse pela produção utilitária que predominava na região, ele aprendeu pouco de seu pai e desenvolveu sua própria técnica de forma autodidata, por meio de experimentações. Hoje, é reconhecido por seu talento em esculpir figuras sacras e por sua maestria como ceramista, desenhista e restaurador, conquistando admiração pela singularidade de suas criações”, destacou. Para o parlamentar, a habilidade do artista em criar imagens sacras “é uma marca de sua originalidade e dedicação”.


Hilton Coelho concluiu ressaltando a importância de dar maior reconhecimento a artistas como Rosalvo Santana: “Esses santeiros, em especial Rosalvo, são verdadeiros poetas do barro, ainda subestimados pelo Poder Público. Com essa Comenda, esperamos que a Bahia passe a tratá-los com a dignidade que merecem. Rosalvo é, sem dúvida, um dos maiores mestres artesãos da Bahia, e seu trabalho é fundamental para a preservação da cultura, história e tradição de sua comunidade”.






Compartilhar: