O evento desta semana conta com o apoio da deputada Ivana Bastos (PSD)
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
A Feirinha da ALBA desta semana vem com mais novidades em suas barracas distribuídas ao longo do corredor em frente ao refeitório da Casa. Além de roupas, assessórios, bijuteria, artesanato, sapatos e alimentos, algumas barracas trazem produtos inusitados, como suplementos proteicos, peças de decoração feitas com sisal e juta e cosméticos naturais. O evento desta semana conta com o apoio da deputada Ivana Bastos (PSD).
O servidor que chega na ALBA vai ver, logo na primeira barraca, várias esculturas feitas com sisal e juta pela artesã Viviana dos Santos, de Salvador. São anjinhos, menino Jesus na manjedoura, ideais para presépio e decoração natalina, e também bailarinas, floristas, meninas na balança, baianinho na rede, entre outras figuras.
Autodidata, Viviana aprendeu a arte com sisal nos vídeos na internet. “Aquilo ficou martelando na minha cabeça dizendo que eu sabia fazer, e como já costurava e fazia bonecas, comecei a fazer e vi que sabia realmente, e estou aqui”, contou. Atualmente, a empreendedora tem peças em capitais brasileiras, como Salvador e São Paulo, e em Portugal e na Espanha.
Com relação a sua segunda participação na feira, a artesã se diz animada pelas vendas e também pelos contatos feitos durante a semana. “Eu amei. Se me chamarem de novo, eu estou aqui”, assegurou.
COSMÉTICOS NATURAIS
Uma barraca que chama a atenção dos transeuntes, a única que trabalha com a agroecologia, comercializa cosméticos naturais fabricados por Diana Santana, junto com o marido e os filhos. Expondo pela primeira vez na feira, ela vende óleos essenciais, óleos vegetais, para massagens, tinturas, desodorantes, chás, banhos de assento, escalda-pés e unguentos para dores.
Neta de indígenas da tribo Paiaiá, a empresária vem de uma família que já trabalhava com ervas - a avó era benzedeira, raizeira e parteira. Depois de vários anos trabalhando com Saúde da Mulher, Diana resolveu transformar plantas em cosméticos, e por meio deles tratar distúrbios como ansiedade, insônia, reposição hormonal, entre outros.
Entre os produtos que vêm despertando a curiosidade das mulheres que circulam pela feira é a manteiga de pequi, criada por Diana, que, utilizada nas partes íntimas femininas, tem efeito de reposição hormonal, ajudando na libido.
Segundo a empreendedora, os cosméticos não tem química, nem chumbo, nem alumínio. “E a gente tem cuidado na utilização de embalagens sejam embalagens recicladas, reutilizadas, biodegradáveis e também que não solte substância ruim para a saúde”, afirmou.
Para Diana, sua barraca está sendo visitada por bastante gente que foi indicada por alguém que comprou, que passou, que conheceu. “E a troca é essa, na verdade. É você saber que as pessoas estão gostando, estão visitando, estão comentando, estão trazendo outras pessoas. Então, funcionou”, disse.
SUPLEMENTOS
Outros itens não comuns às feirinhas da instituição, os suplementos alimentícios à base de proteína, whey protein, creatina e glutamina, são vendidos pela empreendedora Manuela Sampaio. Servidora da Casa, Manuela começou a trabalhar com a venda dos referidos produtos – dos quais faz uso constante - há cerca de seis meses, e resolveu vender na feira, incentivada pelas colegas, por serem artigos inéditos na feira.
“Com relação às vendas, hoje foi bem melhor que ontem, e espero que amanhã seja melhor que hoje. O interessante, também, é fazer contatos para futuros negócios”.
REDES SOCIAIS