MÍDIA CENTER

ALBA concede Comenda 2 de Julho ao médico Nilzo Augusto Mendes Ribeiro

Publicado em: 24/10/2024 17:21
Editoria: Notícia

Proponente da homenagem, o deputado Nelson Leal elogiou a trajetória do cardiologista
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

Em sessão especial realizada na manhã desta quinta-feira (24), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) concedeu ao cardiologista Nilzo Augusto Mendes Ribeiro a Comenda 2 de Julho, maior honraria do Parlamento estadual. A solenidade, iniciada às 10h52 no Plenário Orlando Spínola, oficializou o reconhecimento da Casa à trajetória profissional daquele que é considerado um dos grandes nomes da medicina nacional. Conduzido pelo presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes, o encontro materializou uma homenagem proposta pelo deputado Nelson Leal (PP), aprovada por unanimidade.


De acordo com Adolfo Menezes, o compromisso de uma vida dedicada à saúde da população baiana legitimou Nilzo Ribeiro a receber a honraria. O gestor da Casa Legislativa ressaltou que só devem ostentar no peito a Comenda pessoas que tenham honrado a Bahia.


“Esta é a mais alta honraria desta Casa. O 2 de Julho é a data mais importante da Bahia e do Brasil para vivermos em liberdade hoje. Estaria viajando, mas escolhi presidir esta sessão porque um homem com a estirpe do senhor e com toda a contribuição que deu à Bahia, realmente merece essa comenda”, frisou.


CONTRIBUIÇÃO


De acordo com Nelson Leal, a homenagem reflete a importância da contribuição de Ribeiro para a medicina e para a sociedade. Conforme ressaltou o proponente, no curso da carreira exitosa, o médico salvou milhares de vidas, tendo alcançado a expressiva marca de 28 mil cirurgias cardiovasculares realizadas, bem como inúmeras ações sociais em benefício dos baianos.


Em discurso do púlpito, Nelson Leal narrou aspectos pessoais da vida do homenageado, como a origem portuguesa e a escolha pela nacionalidade brasileira. No pronunciamento, o parlamentar enfatizou o amor do cardiologista pelo Brasil e a sua identificação com a Bahia. Além disso, exaltou momentos importantes da jornada profissional do novo comendador. “Ele assumiu a missão de operar corações aqui [na Bahia]. Obrigado, doutor Nilzo, por ter escolhido, abraçado e amado a nossa Bahia, a nossa gente baiana. Com certeza, pelas milhares de vidas que salvou, é um dos gigantes que pratica verdadeiramente a saúde pública, principalmente para os que mais precisam”, afirmou.


Ao final do evento, direto da tribuna, Nilzo Ribeiro agradeceu as homenagens. Com a voz embargada, destacou a admiração que nutre pelo pai e ressaltou o apoio da esposa, a também médica, Angela Ribeiro. Além disso, criticou a violência crescente da sociedade atual, e o número expressivo de cursos de medicina espalhados pelo Brasil. “Se eu fosse dizer o que realmente me preocupa, eu diria que são os rumos que a medicina tem tomado. A medicina é talvez a profissão que mais se aproxima de Deus, e o médico tem obrigação de honrar essa condição. Eu não posso aceitar que o Brasil tenha hoje 390 escolas de medicina. Para onde nós caminhamos, meu Deus do céu? Nós temos cursos cuja mensalidade alcança R$15 mil. Isso é comprar o diploma de médico”, disse Nilzo Ribeiro, ao criticar a baixa qualidade das graduações em medicina.


Participaram do encontro a esposa do homenageado, a médica Angela Ribeiro; o deputado federal João Leão (PP), que já foi paciente do cardiologista; entre amigos e colegas de profissão. Amigo do condecorado, o procurador-geral da ALBA, Graciliano Bonfim exaltou o trabalho desempenhado pelo médico. “Deus operou milagres pelas mãos do Dr. Nilzo Ribeiro”, disse.


Além dos já mencionados, compuseram a mesa, o subsecretário da Secretaria de Saúde, Paulo José Bastos Barbosa, que no ato representou o Governo do Estado da Bahia; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, conselheiro Francisco Netto; o vice-presidente da Academia de Medicina da Bahia, Roberto Badaró e o amigo do homenageado, Edmar Rocha Torres.


CURRÍCULO


O médico Nilzo Augusto Mendes Ribeiro tem origem portuguesa. Ele foi naturalizado brasileiro em 1963, construiu uma carreira sólida e de grande impacto na área da cardiologia. Formado pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, em 1968, especializou-se em cirurgia cardiovascular e se tornou referência na área, tanto no Brasil quanto no exterior.


Com uma trajetória acadêmica e profissional importante, Ribeiro atuou em diversas instituições de renome, como o Instituto de Cardiologia de São Paulo (InCor) e o Hospital Santa Izabel, em Salvador. Ao longo de sua carreira, ocupou cargos de liderança em diversas sociedades médicas e conselhos, além de contribuir para o avanço da pesquisa e do ensino na área da cardiologia.


Entre suas muitas realizações, destacam-se a fundação da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos e a coordenação de importantes cursos e projetos na área da saúde. Ribeiro também foi reconhecido por sua atuação como professor e mentor de jovens médicos, inspirando gerações de profissionais da saúde.
Ao longo de sua carreira, o médico recebeu diversas honrarias e prêmios, como a Medalha do Pacificador, concedida pelo Exército Brasileiro, e o título de Cidadão do Município de Salvador.




Compartilhar: