No Brasil, são assassinados proporcionalmente, em um ano, mais policiais que em 15 anos nos EUA. A informação é do deputado Matheus Ferreira (MDB), autor de indicação ao governador Jerônimo Rodrigues recomendando a instituição do documento de identidade funcional em formato digital para Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Técnica, Polícia Penal e demais agentes de segurança pública do Estado da Bahia.
De acordo com o parlamentar, a letalidade profissional apresenta uma estatística que se torna mais alarmante quando comparamos índices de países europeus que possuem quase zero de violência contra policiais. A vantagem do documento digital é trazer “mais segurança para esse conjunto de profissionais ligados à segurança pública do nosso Estado uma vez que correm de risco de morte quando identificados fora do serviço”.
Por outro lado, Matheus lembra que “a medida segue uma espécie de tendência nacional adotada por exemplo, no que se refere à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a carteira de advogados emitida pela Ordem dos advogados do Brasil (OAB)”.
REDES SOCIAIS