Em reconhecimento à contribuição cultural do tecladista Jailton Santos Barbosa, o deputado Pablo Roberto (PSDB) quer homenagear o artista com a Comenda 2 de Julho, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Para isso, ele apresentou um projeto de resolução destacando a trajetória do homenageado não só como músico, mas também como produtor cultural.
Nascido em São Francisco do Conde, Jailton é conhecido como o “pai do arrocha”, gênero musical popular no Brasil, cuja origem remete à banda Asas Livres, da qual é fundador. Formado em 1986, o grupo se tornou um marco na música brasileira ao consolidar o arrocha como estilo musical, encantando multidões com hits como “Tudo Azul”, “Cristina” e “Amo em Silêncio”.
“Jai, como é apelidado carinhosamente, ao lado do Asas, embalou as rádios e os corações de milhões de apaixonados com vários sucessos”, observou o parlamentar, ao justificar a homenagem. “Proveniente da seresta e influenciado pelo estilo brega/romântico, em 2024, Jailton Barbosa e o Asas Livres completam 38 anos colecionando história”, acrescentou ele.
Atualmente, Jailton mora em Feira de Santana, cidade que escolheu há 20 anos como base para sua carreira artística. “A trajetória de Jailton não só influenciou gerações de fãs e músicos, mas também gerou impacto na economia local e regional”, afirmou o parlamentar, ao justificar a homenagem.
De acordo com Pablo Roberto, os eventos promovidos pelo artista movimentam o mercado cultural, contribuindo para a geração de empregos diretos e indiretos na Bahia. O deputado ressaltou ainda o papel do músico na divulgação da cultura baiana e seu legado no cenário musical do Brasil. “Entendo como imprescindível que reconheçamos a importância do homenageado por meio da concessão da Comenda 2 de Julho, a maior honraria de nosso Estado”, concluiu ele.
REDES SOCIAIS