MÍDIA CENTER

Antônio Carvalho expõe no Legislativo

Publicado em: 12/11/2024 10:57
Editoria: Notícia

O deputado Robinson Almeida (PT) foi conferir a exposição do artista plástico, que fica no Saguão Josaphat Marinho até a próxima quinta-feira
Foto: JulianaAndrade/AgênciaALBA

Foi aberta na manhã desta segunda-feira (11) a exposição Ocaso-Aleijadinho, Arte e Fé, do artista plástico Antônio Carvalho. A mostra expõe, no Saguão Josaphat Marinho, na Assembleia Legislativa da Bahia, os 12 apóstolos confeccionados em pedra-sabão pelo artista mineiro, que compõem o Santuário Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, Minas Gerais.


O artista baiano inspirou sua arte no poema Ocaso, de Oswald de Andrade e, com ela, presta sua homenagem a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Utilizando uma técnica única, “inédita no país”, Carvalho utiliza o pontilhismo e a pintura óleo sobre tela para compor seus quadros. O processo tem início no desenho, que ele pontilha com um marcador, num trabalho preciso e minucioso que reproduz até mesmo a poeira que se acumula sobre as estátuas originais dos apóstolos, expostas a céu aberto em Congonhas.


As obras de Aleijadinho que compõem a mostra da ALBA foram produzidas entre 1800 e 1805, mas a exposição de Carvalho começa em 2019, no Museu Regional de Arte, em Feira de Santana. Em seguida, a mostra ocupou o Museu de Arte Sacra, da Universidade Federal da Bahia, em Salvador, cidade onde também expôs no Museu de Arte (MAB). Agora, é a vez do público desfrutar da exposição na ALBA, mais um local onde Antônio Carvalho divulga sua arte e admiração por Aleijadinho.


A intenção é que a exposição percorra o Brasil, e que mais e mais pessoas conheçam “a grandiosidade” da obra do artista mineiro, de quem Antônio Carvalho é admirador confesso e com quem partilha a mesma fé católica. Ele é autor de outras peças em arte sacra e, na exposição que fica em cartaz até a próxima sexta-feira, é possível ver também a reprodução do Cristo carregando a cruz, que Aleijadinho confeccionou em madeira, única peça da mostra trabalhada em cores.









Compartilhar: