MÍDIA CENTER

Binho Galinha se congratula com povo de Anguera

Publicado em: 20/11/2024 02:15
Editoria: Notícia

Deputado Binho Galinha (Patriota)
Foto: AscomDep.BinhoGalinha/AgênciaALBA

A data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, feriado Nacional, é dia também de festa entre os anguerenses. É que Anguera comemora 63 anos de emancipação política administrativa. E, para homenagear este importante município, o deputado Binho Galinha (Patriota) apresentou uma moção de aplauso na Assembleia Legislativa.


Nesta data de hoje parabenizo o município de Anguera, todos os seus moradores, em especial o prefeito Mauro Selmo Oliveira Vieira e o presidente da Câmara Municipal, Felipe Vieira, representante de um povo simpático, corajoso, hospitaleiro e trabalhador, formado por homens e mulheres de bem, e que merecem ser exaltados por sua decisiva participação no progresso dessa cidade tão querida”, frisou Binho Galinha.


ORIGEM


Foi através da Lei Estadual nº 1.558, no ano de 1961, que Anguera atingiu o nível de município. No começo de sua trajetória, o atual território anguerense era habitado pelos índios paiaiás. Já no século XIX, o “homem branco” chegou ao local e trouxe consigo características do “mundo civilizado”, a exemplo da educação e do catolicismo. Com isso, na localidade foram erguidas uma escola e uma igreja. As obras foram realizadas pelo capitão José Marques de Oliveira Lima na Fazenda Almas, de sua propriedade, e atraíram várias famílias, que nela fixaram moradia e deram origem ao povoado de Almas.


Depois os tropeiros, que trafegavam indo e vindo do porto de Cachoeira, descobriram o local e descansavam nele antes de seguir viagem. A produção de fumo e a pecuária foram de grande valor para o desenvolvimento do lugar, que em 1890 logo passou a ser distrito de Feira de Santana. A modificação do nome para Anguera, que é de origem indígena e significa “alma penada”, foi realizada no ano de 1944.


Na década de 70, com a construção da Rodovia BA-052, também conhecida como “Estrada do Feijão”, que margeia a cidade, houve um grande desenvolvimento no município. As manifestações culturais e a culinária dos anguerenses é um grande destaque e podem ser vistas durante os tradicionais festejos juninos. A religiosidade tem grande expressão na Festa da Padroeira, Nossa Senhora da Conceição, festejada em 08 de dezembro. A agropecuária é um dos componentes da economia da cidade.


Por fim, disse Binho Galinha: “Nesta data, registro de grande importância, a Assembleia Legislativa parabeniza o município de Anguera, por se manter firme no propósito de progredir, fato que só é possível por conta de sua população guerreira”.






Compartilhar: