Os 70 anos de luta do Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras da Bahia (Sindipetro-Ba), será celebrado em sessão especial nesta quinta-feira (21), a partir das 15h, no Plenário Orlando Spinola, na Assembleia Legislativa, pelo deputado Radiovaldo Costa (PT).
Proponente da sessão, Radiovaldo Costa ressaltou a “inestimável contribuição à defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras do setor petrolífero no Estado da Bahia”.
Ele falou sobre a rica história do Sindipetro, “cuja trajetória se confunde com a própria história do descobrimento e da luta pela produção de petróleo no Brasil, desde os primeiros passos dados no final dos anos 1940 até a consolidação da Petrobras em 1953, a criação da Associação dos Petroleiros em 1954 e o desenvolvimento do setor petrolífero nacional”.
A origem do Sindipetro Bahia remonta à fundação do Sindicato dos Trabalhadores de Extração de Petróleo (Stiep), em 1957, nascido em um período de grande mobilização operária e de fortalecimento do setor petrolífero no Brasil. “Desde então, o sindicato tem desempenhado um papel fundamental na organização e na defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras da indústria petrolífera e da democracia brasileira”, disse.
REDES SOCIAIS