A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, na manhã desta terça-feira (26), moção a ser encaminhada ao Grupo Carrefour Brasil, em protesto contra o anúncio do CEO global da empresa, Alexandre Bompard, sobre a suspensão das importações de carne de países do Mercosul por parte do Carrefour da França. O produto não atenderia às exigências e normas do mercado francês. A moção, proposta pelo deputado Eduardo Salles (PP), foi aprovada por unanimidade pelos deputados baianos.
Produtores brasileiros inciaram um boicote à rede no Brasil após o anúncio do fim das importações, sob o argumento de que, se a carne nacional “não serve para abastecer o Carrefour na França, não serve para abastecer o Carrefour em nenhum outro lugar”. Nesta terça-feira, a assessoria de imprensa do Grupo divulgou nota onde a empresa faz uma espécie de retratação, reconhece a "grande qualidade" das carnes dos frigoríficos brasileiros, e afirma que a rede de supermercados no Brasil continuará optando majoritariamente pelas carnes produzidas nacionalmente.
Ainda na reunião ordinária desta terça-feira, os deputados aprovaram a visita oficial do colegiado à 33ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), que acontece de 30 de novembro a 8 de dezembro no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador. O evento, que volta a ser realizado após suspensão no ano passado, reúne mais de 25 estandes de diversas secretarias estaduais e oferece serviços gratuitos e atividades para todos os públicos. A visita da Comissão de Agricultura será com a presença do secretário Estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Wallison Oliveira Torres (Tum), e do representante da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
REDES SOCIAIS