O deputado Eduardo Salles (PP) protocolou, na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, uma moção de aplausos pela passagem do aniversário de 80 anos da Odebrecht Engenharia e Construção (OEC). A empresa, que foi fundada em Salvador, festeja oito décadas de existência nesta quarta-feira (27).
Em sua moção, Salles explica que a companhia se tornou a maior empresa de construção pesada do Brasil e atua em 38 países de quatro continentes, tendo mais de três mil obras realizadas entre usinas hidrelétricas, térmicas e nucleares, rodovias, portos, aeroportos, metrôs, ferrovias, pontes, arenas esportivas, plantas petroquímicas, refinarias, dentre outras.
“Fundada pelo engenheiro Norberto Odebrecht, desde o seu início a OEC tem como pilar entregar projetos inovadores e com reconhecida qualidade desde a sua primeira obra, uma pequena ponte em Itacaré, município do sul da Bahia, à Ponte Vasco da Gama, a mais extensa da Europa e que fica em Portugal”, recordou o parlamentar.
O deputado também mencionou a expansão da companhia por iniciativa de Norberto Odebrecht, que tinha 23 anos quando criou a empresa. “Em seu primeiro movimento de expansão, permitiu a abertura de um escritório no Recife. Mas, em 1969, ao chegar ao Rio de Janeiro, ficou responsável por importantes obras como o edifício-sede da Petrobras, o aeroporto do Galeão, o campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e a Usina Nuclear de Angra dos Reis. A partir desse momento, a OEC firmou as bases para sua internacionalização, que ocorreu em 1979”, contextualizou.
Nos últimos anos, apontou o legislador, a companhia tem investido em políticas ESG, baseadas nos princípios da sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e da boa governança corporativa. “Houve um investimento na nova estrutura de integridade, que resultou em ações como a criação de canais de ética, desenvolvimento de análises de riscos em todas as fases dos projetos, revisão do Código de Conduta, criação ou revisão de políticas e diretrizes de integridade, ações frequentes de comunicação e treinamento e reforço das medidas de governança independente”, enumerou o parlamentar.
REDES SOCIAIS