Em reunião ordinária realizada na manhã desta terça-feira (26), a Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou a realização de uma audiência pública para discutir os desafios enfrentados no deslocamento intermunicipal de pacientes.
O autor da proposta foi o deputado Hassan (PP), que apontou como um dos principais problemas do deslocamento a quantidade de acidentes ocorridos nas estradas baianas. Ele explicou que muitos pacientes precisam se deslocar de suas cidades até Salvador para realização de exames e procedimentos como cirurgias e tratamentos.
“A gente entende que regionalizando a saúde, levando os serviços até o interior, vai diminuir consideravelmente a quantidade destes pacientes que precisam se deslocar até Salvador”, frisou Hassan ao apresentar seu requerimento aos colegas da comissão. O requerimento foi aprovado por unanimidade.
A previsão é que a audiência pública aconteça na ALBA no próximo dia 10 de dezembro. De acordo com o parlamentar, o encontro vai abordar três assuntos relacionados ao problema. “A audiência discutirá pontos como a avaliação das dificuldades enfrentadas pelos pacientes que lidam com longas distâncias, a oferta de assistência de saúde em determinadas regiões do estado e a regionalização dos serviços de saúde”, enumerou.
A ideia da discussão, sintetizou o legislador, é buscar uma forma de regionalizar os serviços de saúde de forma eficiente para minimizar as necessidades destes deslocamentos extensos e onerosos para os pacientes.
Ao fim da reunião, o presidente do colegiado, deputado Alex da Piatã (PSD), informou que se encontra na comissão o relatório encaminhado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) que trata do exercício financeiro da Agência Reguladora de Saneamento Básico (Agersa). As contas aprovadas com ressalva estão à disposição dos integrantes da comissão para análise.
REDES SOCIAIS