MÍDIA CENTER

ALBA recebe visita técnica de estudantes do curso de ajudante de ordem da PM

Publicado em: 29/11/2024 00:00
Editoria: Escola do Legislativo

A apresentação da ALBA foi conduzida pelo major André Luiz Aranha, da Assistência Militar da Casa.
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

A Assembleia Legislativa recebeu, na manhã desta quinta-feira (28), uma visita técnica dos estudantes do Curso de Capacitação de Oficiais Ajudantes de Ordem (CCOAJO) da Polícia Militar. A apresentação da Casa do Povo baiano foi conduzida pela Assistência Militar da ALBA, por meio do major André Luiz Aranha, da Assistência Militar.


A turma de oficiais foi conduzida pelo tenente-coronel Raimundo Marins, chefe da Coordenação de Documentação e Memória do Subcomando-Geral da Polícia Militar da Bahia. Ele explicou que o oficial ajudante de ordem desempenha uma função muito importante dentro da estrutura militar, porque é quem dá suporte aos dirigentes da corporação.


A visita técnica para conhecer o funcionamento e as dependências da ALBA é uma dentre outras que integram o programa de capacitação. “É um curso que se divide em várias matérias. Todas elas inerentes às atividades desenvolvidas pelos oficiais ajudantes de ordem. Há uma programação de várias visitas técnicas para que eles conheçam as diversas estruturas de poder e suas dinâmicas de funcionamento”, detalhou.


No caso da visita ao Parlamento baiano, o tenente-coronel enfatizou a importância da aproximação entre as duas instituições e ressaltou a relevância da atividade para o futuro profissional dos oficiais. “É essencial que os companheiros entendam como funciona o Legislativo, uma Casa que traduz a vontade popular. Nada melhor que uma visita às instalações físicas, acompanhada de explicações, para que eles conheçam todo esse processo”, apontou.


Responsável por apresentar o funcionamento e a estrutura da ALBA, o major Aranha, da Assistência Militar da Casa, detalhou em quais circunstância um ajudante de ordem atua no caso específico do Legislativo estadual. “Nesta visita, a gente demonstra como o ajudante de ordem vai conduzir a autoridade aqui dentro da ALBA. Isso vale para uma visita ao presidente, eventos no plenário, nas comissões, no auditório, por exemplo”, elencou.





Compartilhar: