MÍDIA CENTER

ALBA recebe 63 jovens baianos que vão conhecer a rotina parlamentar

Publicado em: 02/12/2024 15:07
Editoria: Notícia

A gerente de projetos pedagógicos da Escola do Legislativo, Yuriko Guimarães, forma que além do benefício direto à formação do jovem, o programa traz efeitos práticos para a sociedade.
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) vai receber, entre os dias 3 e 6 de dezembro, os 63 estudantes selecionados pelo Programa Deputados Jovens Baianos. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Educação da Bahia (SEC) em parceria com a Escola do Legislativo da ALBA, tem como objetivo aproximar os jovens das atividades parlamentares e despertar o interesse pela participação cidadã. Os participantes foram escolhidos entre os mais de 300 inscritos, todos estudantes do ensino médio matriculados em escolas públicas e privadas da Bahia, com idade mínima de 15 anos, provenientes dos 27 Territórios de Identidade do Estado.


Em decorrência do vestibular no domingo, a programação começará na terça-feira (3), com a acolhida dos jovens na ALBA e uma introdução ao funcionamento do Parlamento e do processo legislativo, através da cerimônia de diplomação, às 14h. Às 16h do primeiro dia, serão formados partidos políticos, eleitos líderes partidários e definidas as chapas para a Mesa Diretora. A dinâmica terá como mediador o presidente da Comissão de Processo Legislativo da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia, Breno Valadares, ex-superintendente de Assuntos Parlamentares da Casa Legislativa.


Na quarta-feira (4), às 9h, ocorrerá no Auditório Jornalista Jorge Calmon a eleição da Mesa Diretora, definido o colegiado de líderes e a Presidência das Comissões temáticas, replicando os ritos tradicionais do Legislativo estadual. Às 10h30, no mesmo ambiente, ocorrerá uma Roda de Conversa sobre eleição e processos eleitorais. No turno vespertino, pontualmente às 14h, nas salas das comissões, serão realizadas as reuniões ordinárias das comissões de Educação (CE) e do Meio Ambiente, Trabalho, Agricultura e Renda (CMTAR). Após uma pausa para o lanche, prevista para as 16h, os jovens irão prosseguir com os trabalhos dos colegiados.


As atividades continuam na quinta-feira (5), com trabalhos nas comissões de Esportes, Social e Direitos Humanos (CESDH) e de Saúde, Ciência, Tecnologia e Cultura (CSCTC), e elaboração de pareceres, auxiliados pelo gerente do Departamento de Apoio Técnico, Ian Schwartz. Os jovens deputados terão que eleger ao todo dois projetos que serão votados em sessão plenária às 14h, seguida de reflexões sobre a vivência parlamentar.


O encerramento da 3ª edição do Programa Jovens Deputados Baianos ocorrerá na sexta-feira (6). No último dia, os participantes farão um passeio no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) pela manhã, e à tarde integrarão duas rodas de conversas com os temas Processo Legislativo e a Efetivação de Direitos à Educação; e As Políticas Públicas para a Juventude e os Impactos na Inserção da Juventude na Bahia.


Os jovens deputados foram selecionados com base em projetos de lei autorais apresentados durante o processo de inscrição. As propostas deveriam abordar problemas locais e apresentar soluções em formato legislativo. Segundo a gerente de projetos pedagógicos da Escola do Legislativo da ALBA, Yuriko Guimarães, além do benefício direto à formação do jovem, o programa traz efeitos práticos para a sociedade. Conforme ressaltou a dirigente, dois dos diversos projetos selecionados em edições anteriores foram apadrinhados por parlamentares e passaram a tramitar na Casa. À época, os projetos de Caíque Antônio e de Bruna Maciel foram abraçados por Bira Corôa (PT) e Maria del Carmen (PT).








Compartilhar: