MÍDIA CENTER

Procurador-geral da Justiça, Pedro Maia recebe Comenda 2 de Julho

Publicado em: 02/12/2024 19:54
Editoria: Notícia

Proponente da honraria, o deputado Vitor Azevedo (PL) elogiou a trajetória do homenageado
Foto: PauloMocofaya/AgênciaALBA
Em concorrida cerimônia, realizada nesta segunda-feira (2), a Assembleia Legislativa outorgou ao procurador-geral da Justiça, Pedro Maia, sua mais importante honraria, a Comenda 2 de Julho. Proposto pelo deputado Vitor Azevedo (PL), autor da homenagem, o evento contou om a participação de representantes do Legislativo, Judiciário, Executivo e da sociedade civil.

Em sua fala, Vitor Azevedo ressaltou importância da homenagem ao jurista baiano, “pelo seu comprometimento com a justiça e o bem-estar da sociedade baiana”, e lembrou a trajetória profissional do novo comendador no Ministério Público da Bahia, desde 2004. No órgão, Pedro Maia integrou a lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça, por cinco vezes consecutivas, “sempre com a mais expressiva votação, destacando-se como um dos mais respeitados profissionais de sua área”.

O parlamentar destacou a liderança de Pedro Maia no comando do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e Crimes Contra a Ordem Pública e do Grupo de Apoio Operacional Criminal. O legislador elogiou ainda a contribuição do homenageado como secretário-executivo do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União e do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos, “refletindo seu compromisso não apenas com a nossa Bahia, mas com a justiça em nível nacional”.

O trabalho do procurador não só na capital, como também nas diversas comarcas do interior nas quais atuou mereceu louvação do deputado. A medalha, segundo o seu proponente, é uma justa homenagem à trajetória e à dedicação de Pedro Maia na promoção da justiça na Bahia. “Ela simboliza nosso agradecimento e reconhecimento por sua contribuição à nossa sociedade e à defesa do Estado de Direito. Que este momento sirva de inspiração para todos nós, reforçando nosso compromisso com a justiça e a dignidade”, disse.



AGRADECIMENTO



Ao agradecer à Casa pela honraria recebida, Pedro Maia considerou a importância do 2 de Julho, como um marco de liberdade, um símbolo de resistência, uma prova da força transformadora do povo baiano e citou nomes da história da independência baiana, a exemplo de Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa.



Também louvou a Bahia, falou das raízes africanas, europeias e indígenas, e utilizou citações de Pedro Calmon, Ruy Barbosa e Jorge Amado, e versos de artistas da terra, a exemplo de Caymmi, Caetano, Riachão, Batatinha e Panela. “É uma terra de pessoas criativas, resilientes e solidárias. Um povo que transforma adversidades em oportunidades”.



Para o procurador, a comenda o faz refletir sobre os desafios e responsabilidades abraçados enquanto servidor, reconhecendo o papel central da instituição na defesa dos direitos fundamentais. “Somos a voz de quem não é ouvido, o escudo de quem não pode se defender. Atuamos lado a lado com a sociedade, promovendo a justiça e construindo uma Bahia mais segura, inclusiva e sustentável”, salientou.



Além da honraria, Maia celebrou o orgulho de ser baiano. “Celebro a Bahia de todos os santos, encantos e axé. Celebro a Bahia de Santa Dulce dos Pobres, do nosso Senhor do Bonfim, de todos os Orixás e de tantos credos. Muito obrigado a todos! Viva a Bahia! Viva o povo baiano!”, comemorou

DIREITOS

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Menezes, a homenagem a Pedro Maia é uma reverência ao papel e à responsabilidade do Ministério Público de preservar os direitos individuais e coletivos, os direitos sociais e as liberdades públicas, na defesa do Estado Democrático de Direito, mas também à trajetória do jurista. “Ninguém chega a 98% de uma votação se não for um homem honrado, altivo, intenso, transparente e movido pelo diálogo. A conduta dele e de jovens como ele nos dão a segurança de que o futuro será promissor, de que teremos sempre um guardião respeitoso da diversidade e dos direitos de todos”, confiou.


O presidente da Casa chamou a atenção para a árdua missão do novo procurador-geral na batalha contra as opiniões rasteiras e destruidoras de reputações, advindas era das fake news. “Confiamos, porém, no seu vigor de ainda nem ter completado meio século de vida e, sobretudo, no seu alto senso de justiça para que tenhamos uma Bahia melhor, um Brasil democrático e um mundo em paz”, disse.



Por fim, Adolfo Menezes colocou o Parlamento à disposição do novo comendador, “para mantermos uma relação republicana e fraterna, dialogando sempre, sem jamais perdermos o foco de somos servidores públicos, com a missão de trabalhar por uma Bahia mais justa e mais desenvolvida”.

PARTICIPAÇÕES

Além do proponente e do novo comendador, compuseram a mesa, conduzida pelo presidente da ALBA, Adolfo Menezes, o vice-governador Geraldo Júnior, representando o governador Jerônimo Rodrigues; o senador Angelo Coronel; o desembargador do Tribunal de Justiça, João Bosco de Oliveira; os deputados federais Antônio Brito (PTB) e Otto Alencar Filho (PSD), o prefeito de Salvador, Bruno Reis; o presidente do Tribunal de Contas do Estado da BahiA, Marcus Presídio; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Francisco Netto; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Abelardo da Matta; o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), José Henrique Tigre; a defensora pública Cynara Fernandes; e a vice-presidente da OAB, Christianne Gurgel.


Também participaram do evento os deputados Niltinho (PP), Pedro Tavares (UB), Penalva (PDT), Tiago Correia (PSDB), Sandro Régis (UB), Alan Sanches (UB), Eduardo Salles (PP), Manoel Rocha (UB), Marcinho Oliveira (UB), Angelo Coronel Filho (PSD), Luciano Simões Filho (UB), Matheus Ferreira (MDB), Raimundinho da JR (PL), Robinson Almeida (PT) e o líder do governo na Casa, Rosemberg Pinto (PT).

Entre as dezenas de autoridades que prestigiaram a outorga, estavam o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, o presidente da ABI, Ernesto Freire, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, e a prefeita eleita de Lauro de Freitas Débora Régis.



Compartilhar: