A deputada Fabíola Mansur (PSB) lamentou, em moção de pesar apresentada na Assembleia Legislativa, a morte do professor e médico Roberto Lorens Marback, ocorrida no dia 2 de dezembro de 2024, aos 82 anos, em Salvador, sua cidade natal. Reconhecido como uma das maiores referências da oftalmologia na Bahia e no Brasil, Dr. Roberto dedicou quase 60 anos à profissão, marcando gerações de médicos e pacientes.
Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 1965, Marback especializou-se em Oftalmologia e Patologia Ocular no prestigiado Johns Hopkins Hospital, nos Estados Unidos, e obteve o título de doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1978. Foi professor titular da Faculdade de Medicina da Bahia (Fameb/Ufba) e liderou o Serviço de Oftalmologia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), posição que ocupou por anos, seguindo os passos de seu pai, Heitor da Costa Pinto Marback, também professor emérito da Ufba.
Segundo Fabíola, mesmo após a aposentadoria em 2010, continuou contribuindo com atividades didáticas, clínicas e cirúrgicas no Hupes de forma voluntária. Também chefiou o Serviço de Oftalmologia do Hospital São Rafael entre 1985 e 2000. Sua atuação, marcada por rigor acadêmico e compromisso com os pacientes, foi lembrada com emoção por Fabíola Mansur, que foi sua aluna e destacou sua influência na sua formação profissional e pessoal.
“Quem teve a honra de ser aluno do professor Roberto sabe o tamanho da perda que estamos enfrentando. Um grande médico, professor exemplar, marido, pai, avô e amigo. Seu legado é imensurável”, afirmou a deputada, destacando o impacto de suas aulas memoráveis e sua dedicação à ciência.
A deputada solicitou que o documento fosse encaminhado à família do professor, à Faculdade de Medicina da Bahia, ao Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), entre outras instituições. Fabíola finalizou sua homenagem com palavras de gratidão e saudade: “Meu mestre, você viverá para sempre em nossas memórias e em seu imenso legado”.
REDES SOCIAIS