ESCOLA DO LEGISLATIVO

Programa "A Escola e o Legislativo" amplia participação do interior da Bahia

Publicado em: 28/11/2024 21:09
Editoria: Escola do Legislativo

A visita dos estudantes do Lar Santa Maria, instituição social de Itiúba, foi uma solicitação da deputada Fátima Nunes (PT)
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

A consolidação do programa “A Escola e o Legislativo”, criado há 16 anos pela Casa do Povo, vem conseguindo uma grande visibilidade junto às escolas e instituições nos municípios baianos, que sempre solicitam visitas para que os jovens conheçam as atividades cotidianas do Parlamento. A coordenadora do programa, Cynthia Rabelo, lembrou que neste mês de novembro estiveram na Assembleia os alunos do Colégio Estadual de Tempo Integral Eudóxia Maria, da cidade de Crisópolis, com a presença da deputada Fabíola Mansur (PSB), sendo que, na semana passada, a ALBA recebeu um grupo de estudantes do curso de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia (Uesb-Jequié), com pronunciamento da deputada Olívia Santana (PC do B).


Está aumentando a conscientização, do pessoal do interior da Bahia, de que o trabalho dos deputados e deputadas e o funcionamento da Casa Legislativa são perfeitamente acessíveis para todos que manifestam interesse em saber mais sobre o mundo da política. Na tarde desta quinta-feira (28), por exemplo, recebemos 38 jovens do semiárido baiano que viajaram de ônibus quase 400 km. Foram recepcionados por nossa equipe na rampa e, depois de nossas palestras, temos a certeza de que voltarão para sua terra natal com uma visão mais profunda e detalhada sobre nossa Casa”, pontuou a servidora pública.


A coordenadora Cynthia se referiu aos estudantes do Lar Santa Maria, do município de Itiúba, uma organização social que nasceu em 1972 no Estado de São Paulo e que está presente na Bahia, desde 2007, promovendo a formação integral de crianças, adolescentes, jovens e famílias através de projetos sociais, culturais, esportivos e de formação profissional. Durante a primeira palestra, proferida pelo professor da rede estadual de ensino e historiador de arte, Evandro Carvalho, os estudantes tiveram uma verdadeira aula sobre o Mural de Carybé, que adorna a fachada principal do prédio principal da ALBA. Eles ouviram as explicações do instrutor sobre o painel do artista plástico Carlos Bastos, que retrata, no Plenário Orlando Spínola, a Galeota Gratidão do Povo e a Festa do Bom Jesus dos Navegantes, no primeiro dia do ano, data em que se comemora a Confraternização Universal dos Povos.


A vinda da instituição social de Itiúba, cidade de 35 mil habitantes, foi uma demanda da deputada Fátima Nunes (PT), que agradeceu o apoio dos monitores, professores e especialmente às irmãs Mercedes e Adélia, religiosas que saíram da Espanha para dedicar suas vidas no objetivo de ajudar a melhorar a vida de pessoas carentes no Sertão da Bahia. “Vocês poderiam estar no seu país, orando e fazendo suas obrigações religiosas, mas escolheram viver no sertão, colaborando para o crescimento e o desenvolvimento profissional e humano de nossa juventude. Temos o coração muito agradecido”, garantiu a líder da Bancada dos Trabalhadores.


Os alunos do Lar Santa Maria também visitaram o Memorial do Legislativo para uma breve palestra do servidor público e pesquisador Pierre Malbouisson. Em seguida, já estavam recebendo informações da servidora pública Rosângela Lopes a respeito da Biblioteca Aloysio da Franca Rocha, com acervo especializado em livros de Direito, Administração Pública, Ciência Política e Processo Legislativo. Nesta última semana de novembro, o programa “A Escola e o Legislativo” trouxe para a ALBA, na manha de terça-feira, 20 estudantes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que tiveram, como atividade de um congresso, conhecer o universo artístico da Assembleia Legislativa. No turno vespertino, 48 alunos da Escola Municipal Carlos Batalha, de Boa Vista de São Caetano, visitaram o Parlamento. Na quarta-feira (27), a programação foi cancelada devido às fortes chuvas que caíram na cidade, mas já na manhã desta quinta-feira (28),13 jovens do Colégio Estadual Duque de Caxias, oriundos da Liberdade, participaram mais uma vez do programa.




Compartilhar: