MÍDIA CENTER

Eliel saúda município de Lauro de Freitas

Publicado em: 08/09/2005 08:07
Editoria: Diário Oficial

Representante do PSC frisa desafios de Moema: desenvolvimento e redução de desigualdades
Foto: null
Aniversário 43º de emancipação política de Lauro de Freitas, comemorado em 31 de julho, recebeu uma homenagem especial do deputado Eliel Santana (PSC).  Ele apresentou na Assembléia Legislativa uma moção de congratulações à população do município, na qual contou a história da região. Segundo ele, mesmo antes da chegada dos colonizadores portugueses há quatro séculos, a região era chamada de Pitanga, que na língua dos índios tupinambás significa Água Vermelha.

"Assim que aportaram nessas terras, os jesuítas se encarregaram de construir uma igreja e escolher Santo Amaro como padroeiro. Daí a mudança para Santo Amaro de Ipitanga, nome que perdurou até 1962", contou o autor da moção. Em 31 de julho de 1962, acrescentou ele, a localidade foi elevada à categoria de município e recebeu o nome de Lauro de Freitas, em homenagem ao engenheiro e político Lauro Farani Pedreira de Freitas ? morto em 1950, em plena campanha para o governo do estado, num acidente aéreo em Bom Jesus da Lapa.

         De acordo com o historiador Gildásio Freitas, após derrotar os holandeses, o povo de Santo Amaro de Ipitanga teve participação idêntica na batalha contra os portugueses pela independência da Bahia em 1823. Nessa época, o Engenho Caji abrigou inclusive tropas do General Labatut. Além disso, acrescentou Eliel no documento, sofreu com a decadência das plantações de cana-de-açúcar e com um surto de cólera em 1855 que quase dizimou por completo a população da região.

         Ainda no século XIX, mais precisamente no dia 28 de fevereiro de 1814, Santo Amaro de Ipitanga também foi palco do combate do Rio Joanes. No episódio, cerca de 50 negros escravos de origem muçulmana organizaram uma rebelião e acabaram mortos às margens do Rio Joanes pela cavalaria do governo e milícia da Casa da Torre de Garcia D?Ávila, também localizada na região. No século XX, Santo Amaro de Ipitanga se envolveu em mais um conflito internacional. Por possuir um campo de aviação, a localidade teve que conviver com o embarque de tropas baianas durante a Segunda Guerra Mundial, ocorrida entre 1939 e 1945.

         Hoje, Lauro de Freitas tem uma população estimada em 137 mil habitantes, sendo o 10º mais populoso do estado. "Esse crescimento populacional não foi acompanhado por um Plano Diretor de Desenvolvimento Humano, resultando numa ocupação territorial desordenada e agravada pela cobiça de grupos humanos diversos, o que, entre outras mazelas, vem provocando a mortandade de peixes no Rio Joanes e a extinção de diversas paisagens nativas, a exemplo das dunas", lamentou Eliel Santana.

         Lauro de Freitas está localizada na Região Metropolitana de Salvador. "Quando completa 43 anos de existência, Lauro de Freitas conta com a prefeita Moema Gramacho que, após dois mandatos como deputada estadual e acostumada a enfrentar desafios, começa a mudar a cara da cidade, extremamente preocupada em minimizar as desigualdades sociais e apostando no desenvolvimento econômico. E reconhecendo que somente através de atitudes voltadas para o saneamento básico, educação, segurança e saúde, a população reverterá o quadro de abandono em que se encontrava", concluiu o deputado.

 



Compartilhar: