Nesta quinta-feira (25), celebra-se o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, Dia da Nacional da Mulher Negra e Tereza de Benguela. A data da homenagem tem origem no primeiro Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, realizado em 1992, em Santo Domingos, República Dominicana.
Já o Dia Nacional da Mulher Negra e Tereza de Benguela foi instituído no Brasil pela então presidente Dilma Rousseff, a partir da Lei nº 12.987/2014. Tereza de Benguela foi uma importante líder quilombola que viveu durante o século 18 e comandou o quilombo do Piolho ou Quariterê, nos arredores de Vila Bela da Santíssima Trindade, no Mato Grosso.
De acordo com dados da ONU Mulheres, a América Latina é a região mais perigosa do mundo para as mulheres. São nove mortes por dia em razão da violência de gênero, sendo três apenas no Brasil. Em 2017, o país registrou um número alarmante, 1.133 brasileiras foram assassinadas por questões de gênero.
"É uma data muito importante para o conjunto da sociedade e para as mulheres em particular, pois evidencia como o impacto das desigualdades raciais e de gênero afeta a vida das mulheres de todo o continente. Essa realidade histórica de discriminação, violência e sofrimento só poderá ser transformada através da luta política e de estratégias coletivas de emancipação", declarou a deputada Neusa cadore, coordenadora da Bancada Feminina da ALBA.
REDES SOCIAIS