O deputado Marcinho Oliveira (UB) protocolou, na Assembleia Legislativa, moções de congratulação para São Domingos, Ourolândia e Serrinha pela passagem da data magna dos municípios. A primeira homenagem foi para São Domingos, que completou nesta terça-feira (13), 34 anos de emancipação política, tendo conquistado sua autonomia administrativa através da Lei Estadual nº 5.005, em 13 de junho de 1989, desmembrando-se do município de Valente.
O parlamentar lembra que as primeiras autoridades locais foram eleitas em 15 de novembro de 1989, tomando posse nos seus respectivos cargos em janeiro de 1990. O nome do município se originou com a compra de uma grande fazenda, cujos proprietários foram o coronel Francisco Pedreira e sua esposa Amélia Pedreira. O casal era devoto de São Domingos, sendo a fazenda batizada com o mesmo nome, fazendo parte ainda do município de Conceição do Coité.
“Apresento essa proposição em reconhecimento ao povo de São Domingos, que é marcado por sua gente batalhadora, que está ali no dia a dia buscando seu sustento e fomentando a economia da região do sisal”, declarou o legislador, solicitando que a iniciativa seja divulgada para os vereadores Cleno de Benedito (Benercleno Almeida Santos) e Lúcio da Saúde (Lucival de Souza Araújo).
HISTÓRIA
“Expresso aqui minha solidariedade e registro o compromisso de representar o município de Ourolândia junto às autoridades estaduais e representantes federais para conseguir os benefícios, obras e equipamentos que possam promover o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida de todos”, afirmou o deputado, pedindo que a moção seja do conhecimento do vereador Moisés de Lima.
HOMENAGEM
Por fim, Marcinho Oliveira fez questão de homenagear o povo de Serrinha, pela passagem dos 147 anos de emancipação política, destacando que a história do município se inicia com a migração dos índios da tribo Tapuia do litoral para o Sertão da Bahia. Ainda no início do século XVII, narra o parlamentar, os colonizadores portugueses abriram a estrada das boiadas que ligava a capital da colônia ao alto sertão do São Francisco. Foi na Capitania da Bahia que surgiu a Fazenda Serrinha com o objetivo de criar gado e servir de local de descanso de homens e animais. Mas só no final do século XIX é que a localidade se tornou centro comercial e agropecuário.
REDES SOCIAIS