Com foco no edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB-BA), foi realizada na tarde desta terça-feira (29), nas salas das comissões Luís Cabral e Herculano Menezes, a Oficina de Elaboração de Projetos. A iniciativa é uma ação do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com o mandato da deputada Fátima Nunes (PT), que elogiou a ação de fomento à cultura nos 27 territórios de identidade.
“É importante que a gente possa espalhar na Bahia um novo modelo de cultura e dar apoio aos artistas e produtores. Aprender a fazer esses editais é uma grande responsabilidade para toda essa gente que se importa com a verdadeira cultura, sem violência e baixaria, pra dizer também não a tudo aquilo que agride a mente humana. Parabenizo a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) por este Projeto de Lei nº 1075/202, pois ela sempre pensou em política pública de cultura espalhada por este país, respeitando valores e transcendendo nossa cultura”, afirmou a líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Casa Legislativa.
Especialista em projetos culturais, Leone Costa, diretor de Territorialização da Secult, explicou aos fazedores e fazedoras de cultura o passo a passo de como se preparar para os editais. Falou de onde nascem os projetos, alertou quanto à devida atenção para o objeto do edital e esclareceu sobre os ciclos do projeto (proposta, projeto em si, ação e prestação de contas). Formado em Música Clássica pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), o instrutor descreveu como fazer um histórico de entidade ou pessoa, orientou a respeito da apresentação, objetivos e justificativa, além de ensinar as estratégias de ação referentes ao cronograma e orçamento.
“Cultura é um gesto de cuidado, de proteção e valorização. Ao mesmo tempo que é um ponto de ação, é também um ponto de reflexão. O que eu estou fazendo aqui agora é uma fagulha de contribuição. Mas que vocês cheguem nas suas comunidades e multipliquem esta fagulha, tendo visão com um olhar humano. Aproximem-se, cuidem. A cultura cuida das pessoas”, foi o recado transmitido por Leone aos alunos do curso. As propostas de projetos dentro dos editais da PNAB-BA podem ser inscritas até 15 de novembro de 2024. A Bahia tem 29 editais que vão impulsionar a cultura em diversos segmentos, com investimento em ações que totalizam, somente este ano, R$ 110 milhões do Governo Federal, via Ministério da Cultura. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.bahiapnab.com.br
REDES SOCIAIS