O deputado Tiago Correia (PSDB) encaminhou uma indicação ao prefeito de Salvador, Bruno Reis, sugerindo a criação de um Posto de Saúde da Família (PSF) no bairro do Cassange. A solicitação, feita por meio da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia, tem como objetivo ampliar a oferta de serviços de saúde para uma população que, em grande parte, não possui planos de saúde privados e enfrenta dificuldades econômicas.
Ao justificar a medida, o parlamentar destacou o impacto positivo do Programa de Saúde da Família (PSF), criado em 1994, para reorganizar a atenção básica de saúde no país, com foco na prevenção e promoção de saúde familiar. “O PSF tem proporcionado acesso prioritário a famílias de baixa renda, permitindo o planejamento familiar e a atenção a populações de alto risco, especialmente em regiões com pouca assistência médica”, lembrou ele.
O bairro do Cassange foi apontado pelo deputado como um local estratégico para o novo posto, considerando que mais de metade de seus moradores vive com uma renda per capita inferior a um salário mínimo, reforçando a necessidade de uma infraestrutura de saúde acessível. A instalação do PSF na localidade, avalia Tiago Correia, beneficiaria de 900 a 1.000 famílias, atendidas por uma equipe de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
“Além de garantir o acesso às consultas e atendimento preventivo, o posto de saúde teria papel importante na redução da demanda por especialistas e hospitalizações, o que também resultaria em uma melhor racionalização dos gastos públicos em saúde”, acrescentou o parlamentar tucano.
REDES SOCIAIS