MÍDIA CENTER

Hilton manifesta apoio à PEC da deputada federal Erika Hilton

Publicado em: 11/11/2024 19:54
Editoria: Notícia

Deputado Hilton Coelho (Psol)
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
Através de uma moção de solidariedade apresentada na Assembleia Legislativa, o deputado Hilton Coelho (Psol) manifestou sua concordância com o fim da escala de trabalho 6x1, constante na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de iniciativa da deputada federal Erika Hilton (Psol-SP). “A PEC visa mudar o trecho da Constituição Federal que limita a carga de trabalho a oito horas diárias e 44 horas semanais para incluir outras possibilidades de distribuição do expediente, como a escala 4x3, defendida pelo Movimento Vida Além do Trabalho (VAT). Com esta mudança, altera-se a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que estabelece apenas um dia como o período mínimo de descanso para o trabalhador”, detalha o legislador.

A PEC apresentada pela deputada Erika Hilton (Psol-SP) foi formulada pelo movimento social Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador eleito Rick Azevedo (Psol-RJ). A proposta merece total apoio da sociedade e seu objetivo é acabar com a jornada 6x1 em que o funcionário trabalha durante seis dias na semana e folga apenas um.

Hilton Coelho argumenta que “em defesa de melhores condições de vida e trabalho apoiamos a proposta que revisa a CLT com o objetivo de garantir mais direitos aos trabalhadores e proporcionar uma vida além do trabalho, como preconizado pelo Movimento VAT. A jornada de trabalho regular no Brasil, de 44 horas, ultrapassa os limites razoáveis, especialmente com a escala de trabalho 6x1, sendo uma das principais causas de exaustão física e mental dos trabalhadores. A carga horária abusiva imposta por essa escala de trabalho afeta negativamente a qualidade de vida dos empregados, comprometendo sua saúde, bem-estar e relações familiares”.

De acordo com o parlamentar, “é preciso que se crie condições dignas de trabalho e o Congresso Nacional precisa revisar a escala de trabalho 6x1, com a implementação de alternativas que promovam uma jornada de trabalho mais equilibrada, permitindo que os trabalhadores desfrutem de tempo para suas vidas pessoais e familiares. Existem evidências e estudos no mundo inteiro mostrando que a redução da escala de trabalho é benéfica para a produtividade e para a economia, enquanto a já está mais que comprovado que a escala 6x1 é extremamente danosa para o trabalhador”.

Hilton Coelho conclui expressando “solidariedade e apoio à Proposta de Emenda Constitucional pelo fim da escala 6x1 e desejamos sucesso à luta do movimento Vida Além do Trabalho. Acreditamos que a luta faz a lei! A sociedade precisa se incorporar à luta e se mobilizar para encontrarmos soluções viáveis e justas que melhorem as condições de trabalho no Brasil. A discussão passa também pela luta que incluam o direito a férias regulares, ampliação da licença parental, limitação de horas extras, entre outras medidas que promovam a saúde física e mental das empregadas e empregados”.


Compartilhar: