MÍDIA CENTER

Destaques da imprensa e do Parlamento serão eleitos nesta terça-feira

Publicado em: 12/11/2024 03:06
Editoria: Notícia

Segundo o presidente do Comitê, jornalista Osvaldo Lyra, a principal novidade em 2024 é a criação de uma categoria exclusiva para os profissionais da televisão
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

Os jornalistas credenciados no Comitê de Imprensa Edson Alves, da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), escolhem nesta terça-feira (12), em votação secreta, os deputados que mais se destacaram em 2024. Serão quatro os “destaques” que receberão os “Troféus Imprensa” – caso ocorra algum empate, ambos receberão a premiação – nessa votação que acontecerá das 9h às 17h e será realizada na sala do Comitê de Imprensa, com a apuração e divulgação dos resultados imediatamente. No mesmo dia, também ocorrerá a escolha, pelos deputados estaduais, dos jornalistas que melhor cobriram as atividades do Legislativo este ano.


Os parlamentares votarão em quatro jornalistas setoristas em urna que será colocada no plenário no início dos trabalhos, através de cédula com os nomes e veículos de todos os concorrentes constantes de relação elaborada pelo próprio Comitê de Imprensa de acordo com a mídia em que os profissionais trabalham. A votação será feita exclusivamente presencial e na cabine de votação haverá cédulas e envelopes destinados aos diferentes meios: impresso, rádio, televisão e mídia eletrônica (sites e blogs).


CATEGORIAS


Cada deputado estadual só poderá votar em um nome por cada uma das quatro categorias citadas acima, sendo a maior disputa entre os que trabalham nos meios eletrônicos (cerca de 40 nomes), o que bem demonstra o avanço da informação através de blogs e sites. A criação de uma categoria exclusiva para os profissionais da televisão, com a introdução do Troféu “Raimundo Varela”, em homenagem ao jornalista baiano recém-falecido, é uma das novidades da votação de 2024. Outra mudança, esta de caráter ético, é a vedação aos integrantes da diretoria do Comitê de Imprensa de concorrer, garantindo maior isonomia no processo.


Essas novidades foram anunciadas pelo presidente Osvaldo Lyra no ato de entrega dos troféus no ano passado, um momento de confraternização já próximo ao período de recesso e dos festejos natalinos. Essas premiações têm como objetivo maior incentivar repórteres a trabalhar com objetividade e rapidez e a acompanharem de perto os acontecimentos no Legislativo – levando para os cidadãos informações e fatos relativos a seus representantes e a Assembleia Legislativa.


Para os deputados estaduais, a premiação funciona também como um incentivo em favor da melhoria do desempenho dos parlamentares nas comissões técnicas, audiências públicas, na fiscalização dos demais poderes, na elaboração de proposições legislativas e demais ações, bem como no trabalho em plenário elevando a qualidade dos debates e da produção legiferante.


Além do prêmio "Raimundo Varela", os outros troféus são: "Quintino de Carvalho", para a categoria impresso, e "Armando Lobracci Neto", para jornalistas que atuam em blogs, sites e outras mídias digitais. Todos os nomes desses troféus são em homenagem a jornalistas renomados que marcaram suas respectivas áreas e já faleceram.


A novidade também reforça a valorização do trabalho dos jornalistas que cobrem as atividades da ALBA, com a entrega de crachás que facilitam o acesso às dependências da Casa, além de um desconto de 30% no restaurante a la carte da Assembleia. Com essas mudanças, a premiação deste ano busca dar um reconhecimento ainda mais robusto aos profissionais da imprensa, especialmente no contexto de crescimento das mídias digitais e da televisão.



Compartilhar: