Quinta-feira , 30 de Junho de 2022

HOMENAGEADO

CIDADÃO BAIANO

ALBERTO COSTA MATTOS

Legislatura: 7 - 1971/1975
Parlamentar: Não
Forma de entrega: Presencial
Pessoa de recebimento: Alberto Costa Mattos
Data da sessão: 08/10/1975
PROPONENTE(S) DA HOMENAGEM
ACCIOLY VIEIRA DE ANDRADE

DADOS DA BIOGRAFIA*

Nome: Alberto Costa Mattos
Profissão: Militar
Sexo: Masculino
Personalidade Política: Não
FORMAÇÃO EDUCACIONAL Aviador militar, A e B de tática aérea do Estado Maior, do Superior Comando e do Comando da Forças Armadas na Escola Superior de Guerra.
ATIVIDADE PROFISSIONAL Praça, aspirante, 2º tenente, 1º tenente, capitão major, tenente coronel, coronel, brigadeiro, major brigadeiro. Instrutor de pilotagem; oficial de operações; patrulhamento no Atlântico Sul na 2ª Guerra Mundial; piloto de transporte aéreo; fundador do Centro de Treinamento de Quadrimotores da FAB; chefe de gabinete do Estado Maior da Aeronáutica; chefe da Diretoria de Engenharia e Adido Aeronáutico na Inglaterra, junto às Embaixadas do Brassil na Inglaterra, Noruega e Suécia. Comandante do Comando Costeiro da Bahia; comandante do Comando de Formação e Aperfeiçoamento da FAB-RJ.
CONDECORAÇÕES Cruz da Aviação B; Campanha do Atlântico Sul; Etoile Noire (França); Grande Oficial da Ordem do Mérito Aeronáutico; Mérito Santos Dumont, Gran Cruz da Ordem do Mérito Rio Branco; Comendador da Ordem do Mérito Naval; Mérito Militar 1ª Classe da Força Aérea Portuguesa.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS: Promulgada a Resolução nº 1.136/1974, publ. no D.L. de 14/03/1975 em 10/12/1974 e Publicado no Diário do Legislativo. em 12/07/1974.
* As informações dos perfis biográficos dos homenageados são atualizadas até a data de entrega da Condecoração

Compartilhar: