HOMENAGEADO

Sexo: Masculino
Cônjuge: Elcy Santos Freire
Personalidade Política: Não
FORMAÇÃO EDUCACIONAL Formou-se em Técnico em Química pela Escola Técnica Federal da Bahia e Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia, Salvador.
ATIVIDADE PROFISSIONAL Auditor fiscal, assessor e secretário substituto da Fazenda; Presidente da Comissão de Integração do Sistema Financeiro Estadual da Bahia. Subsecretário da Fazenda e presidente da Comissão de Programação Financeira do Estado do Rio de Janeiro, 1975-1977. Diretor Financeiro de Furnas - Centrais Elétricas S/A, 1977-1979; Presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado - DESENBANCO, 1979-1983; Presidente da Promoções e Participações da Bahia S/A - PROPAR, 1980-1983; Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES - 1984; Diretor do Banco Econômico, 1985-1990; Presidente do Banco do Nordeste - BNB; Vice-presidente das empresas não financeiras do Grupo Econômico, 1993-1995; Secretário Municipal da Fazenda, 1997-2001; Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE, 2000-2004; Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia - FIEB, 2002-2008; Presidente dos Conselhos: Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, Regional do Serviço Social da Indústria - SESI, Regional do Instituto Euvaldo Lodi - IEL; Sócio-proprietário da Empresa Rumos Empreendimentos e Participações Ltda; Diretor da Confederação Nacional da Indústria - CNI, 2008; Membro dos Conselhos: Conselho de Representantes da Confederação Nacional da Indústria - CNI, Conselho Temático Permanente de Política Econômica da CNI, Conselho da Fundação Casa de Jorge Amado, Conselho Estadual de Ciências e Tecnologia - CONCITEC, Conselho de Governo do Instituto de Hospitalidade, Conselho de Administração do PROMO - Centro Internacional de Negócios da Bahia, Conselho Estadual de Recursos Hídricos -CONERH, Conselho Curador do Instituto Miguel Calmon, Conselho de Administração da CHESF - Companhia Hidroelétrica de São Francisco, Monetário Nacional; Presidente da Associação Brasileira de Bancos de Desenvolvimento - ABDE; Comissão Consultiva do Mercado de Capitais do Conselho Monetário Nacional; Diretor do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros - IBEF.
CONDECORAÇÕES Líder Empresarial Estadual - BA, 2007-2008, pelo Fórum de Líderes Empresarial de São Paulo. Título de Amigo do Centro Federal de Educação e Tecnológica da Bahia - CEFET. Comenda da Ordem do Mérito Militar no Grau de Cavaleiro do Exército Brasileiro. Medalha do Mérito Tamandaré - Marinha do Brasil. Prêmio Administrador Emérito - Conselho Regional de Administração - BA, Mérito ABDE - Associação Brasileira de Bancos de Desenvolvimento. Diploma de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro. Medalha Mauá - Ministério dos Transportes. Medalha 02 de Julho. Ordem do Mérito da Bahia no Grau de Grande Oficial. Ordem do Mérito da Bahia no Grau de Comendador. Medalha Comemorativa dos Feitos Heroicos da Polícia Militar do Estado da Bahia. Título de Cidadão Cearense.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS: Resolução nº 1385 - 24/05/2006.
* As informações dos perfis biográficos dos homenageados são atualizadas até a data de entrega da Condecoração