HOMENAGEADO

COMENDA DOIS DE JULHO

CID JOSÉ TEIXEIRA CAVALCANTE

Legislatura: 17 - 2011/2015
Parlamentar: Não
Forma de entrega: Presencial
Pessoa de recebimento: Cid José Teixeira Cavalcante
Data da sessão: 13/12/2013
PROPONENTE(S) DA HOMENAGEM
JOSE RAIMUNDO FONTES

DADOS DA BIOGRAFIA*

Nome: Cid José Teixeira Cavalcante
Profissão: Bacharel em Direito, Historiador, Jornalista, Escritor e Professor
Nascimento: 11/11/1924, Salvador, Bahia
Falecimento: 21/12/2021
Filiação: José e Cidália
Sexo: Masculino
Personalidade Política: Não
FORMAÇÃO EDUCACIONAL Estudou no Ginásio da Bahia, 1936-1943. Formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, 1948. Dedicou-se ao estudo de História.
ATIVIDADE PROFISSIONAL Funcionário do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia -IGHB, como pesquisador e copista de documentos. Ingressou no Magistério em 1944; auxiliar de ensino da Escola de Belas Artes da UFBA, na cadeira de História da Arte em 1946; concursado da rede estadual de Ensino Secundário e livre Docente da UFBA, onde lecionou História na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA e da Universidade Católica de São Salvador - UCSAL desde 1949. Diretor da Fundação Gregório de Mattos, implantou o Serviço de Rádio Educação do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, jornalista de vários periódicos de Salvador, editor - chefe da Tribuna da Bahia. Ocupante da cadeira de número 19 da Academia de Letras da Bahia.
CONDECORAÇÕES Medalha Tomé de Souza, Câmara Municipal de Salvador, 1992.
OBRAS E TRABALHOS História da Armação; O Morgado em Portugal e no Brasil; Bahia em Tempo de Província, 1986; Nordeste Histórico e Monumental, 1991; História de Petróleo na Bahia, 2010; História da Energia Elétrica na Bahia, 2005; História da Mineração na Bahia; Caminhos, Estradas e Rodovias; História, Minhas e Alheias, 2002; As grandes doações do 1º Governador. Terras do Rio Vermelho ao Rio Joanes: Conde da Castanheira, Garcia D´Ávila e Senado da Câmara. In: TEIXEIRA, Cydelmo (coord.). A grande Salvador. Posse e Uso da Terra. Projetos Urbanísticos Integrados. Coleção Projetos Urbanísticos Integrados. Salvador: Governo do Estado da Bahia, 1978; Salvador: História visual. Salvador: Correio da Bahia, 2001. Vários artigos publicados em jornais e revistas.
* As informações dos perfis biográficos dos homenageados são atualizadas até a data de entrega da Condecoração

Compartilhar: