Quarta-feira , 29 de Junho de 2022

HOMENAGEADO

COMENDA DOIS DE JULHO ITINERANTE

ANTÔNIO ELISEU ZUQUETO (DOM)

Legislatura: 17 - 2011/2015
Parlamentar: Não
Forma de entrega: Presencial
Pessoa de recebimento: Antônio Eliseu Zuqueto (Dom)
Data da sessão: 24/05/2012
PROPONENTE(S) DA HOMENAGEM
TEMOTEO ALVES DE BRITO

DADOS DA BIOGRAFIA*

Nome: Antônio Eliseu Zuqueto (Dom)
Profissão: Sacerdote e Bispo
Nascimento: 29/04/1928, Resplendor, Minas Gerais
Filiação: Antônio Zuqueto e Virgínia Mestura
Sexo: Masculino
Personalidade Política: Não
FORMAÇÃO EDUCACIONAL Cursou o ensino fundamental no Seminário dos Capuchinhos em Santa Teresa - ES e em Piracicaba - SP. Fez o noviciado em Taubaté - SP. Formou-se em Filosofia e Teologia em Itambacuri - MG. Ordenou-se sacerdote em 19 de março de 1955 em Santa Tereza.
ATIVIDADE PROFISSIONAL Professor e pároco no Seminário dos Capuchinhos em Itambacuri e em Santa Tereza-ES, vice reitor do Seminário Menor, 1956-1959. Reitor do Seminário Menor, 1965-1969, vigário, 1969-1974, vice provincial, 1974-1980, em Santa Tereza; superior e vigário, 1959-1963, Conceição do Mato Dentro, MG; primeiro Conselheiro da Custodia do Rio de Janeiro, superior e vigário em Itambacuri, 1963-1965. Vigário da Paróquia São Sebastião, 1977-1980, Rio de Janeiro - RJ. 1980. Nomeado pelo Papa João XXIII, Bispo Auxiliar de Teófilo Otoni, residindo em Mantena, MG; bispo Diocesano de Teixeira de Freitas - Caravelas, 1983, que integra os municípios de Jucuruçu, Prado, Itamaraju, Alcobaça, Caravelas, Medeiros Neto, Itanhaém, Ibirajuá, Vereda, Lajedão, Nova viçosa e Mucuri. Exerceu muitos serviços na área da educação e pastoral, nos estados do Rio de Janeiro, Espirito Santo e Minas Gerais. Presta assistência e orientações às paroquias e a grupos religiosos, hospitais, asilos de idosos, Pastoral da Criança e Pastoral Carcerária. Bispo Emérito da Diocese de Teixeira de Freitas é membro da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Em 15 de junho de 2005, renunciou ao cargo da Diocese de acordo com as cânones da Igreja por ter completado 75 anos de idade.
OBRAS E TRABALHOS Artigos em revistas e periódicos.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS: Título recebido na 13ª Sessão Especial da Assembleia Itinerante na cidade de Teixeira de Freitas em 24 de maio de 2012.
* As informações dos perfis biográficos dos homenageados são atualizadas até a data de entrega da Condecoração