Quinta-feira , 30 de Junho de 2022

HOMENAGEADO

CIDADÃO BAIANO

ANSELMO JOSÉ DA GAMA SANTOS (TATA ANSELMO)

Legislatura: 15 - 2003/2007
Parlamentar: Não
Forma de entrega: Presencial
Pessoa de recebimento: Anselmo José da Gama Santos (Tata Anselmo)
Data da sessão: 20/10/2005
PROPONENTE(S) DA HOMENAGEM
LIDICE DA MATA E SOUZA

DADOS DA BIOGRAFIA*

Nome: Anselmo José da Gama Santos (Tata Anselmo)
Profissão: Sacerdote de matriz africana e produtor executivo
Nascimento: 19/02/1955, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Filiação: Severino José dos Santos e Amália Lopes da Gama Santos
Sexo: Masculino
Personalidade Política: Não
FORMAÇÃO EDUCACIONAL Formou-se em Secretariado Executivo pela Universidade Católica do Salvador, 1985. Mestrado em Educação e Contemporaneidade da UNEB.
ATIVIDADE PROFISSIONAL Em Salvador, secretário da gerência de eventos na TV Bahia, onde desenvolveu atividades de jornalismo. Iniciou sua vida no candomblé de Angola, no Abasá de Kavungo no Rio de Janeiro, 1974. Em Salvador encontrou-se com Mãe Mirinha de Portão, 1980, consolidando a sua atividade religiosa. Criou a Associação Beneficente Pena Dourada, onde desenvolveu vários projetos: Tocando o Amanhã (produção de espetáculos), Iluminar - capacita jovens para confeccionar e comercializar velas em parceira com a Secretaria Estadual de Combate a Pobreza e Desigualdades Sociais; construção de uma pequena fábrica de velas em parceria com a Prefeitura de Salvador. Projeto de estudo etnobotânico nas comunidades remanescentes de Quilombos, colaborador da Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu - ACBANTU, apoiando a Rede Kodya da comunidades organizadas da Diáspora Africana por Políticas Públicas de Inclusão Social para Afrodescendentes; coordenador no bairro Trobogy e adjacência. Fundador do Terreiro MOKAMBO, sacerdote de Candomblé. Produtor de Jornalismo, produtor de programas de turismo e produtor de eventos.
CONDECORAÇÕES Títulos de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal.
OBSERVAÇÕES: Número da Sessão 21ª.
* As informações dos perfis biográficos dos homenageados são atualizadas até a data de entrega da Condecoração