Quinta-feira , 30 de Junho de 2022

Filiação: Jacinto Magalhães Rubin e Maria de Lourdes Pompa Rubim
Sexo: Masculino
Personalidade Política: Não
FORMAÇÃO EDUCACIONAL Formou-se em Comunicação, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, 1975 e em Medicina pela Escola Baiana de Medicina, 1977; mestre em Ciências Sociais pela UFBA, 1979. Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, 1987 e pós-doutorado em Políticas Culturais, pela Universidade de Buenos Aires e Universidade San Martin, 2006.
ATIVIDADE PROFISSIONAL Pesquisador I-A do CNPq e professor titular aposentado da Universidade Federal da Bahia, continua atuando no Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - CULT e docente no Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade. Foi diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da UFBA; diretor da Faculdade de Comunicação, por 3 vezes; coordenador do Programa de Comunicação e Cultura Contemporânea, presidente da Câmara de Extensão da UFBA; presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação - COMPÓS. Secretário de Cultura da Bahia, 2011-2014; presidente do Conselho Estadual de Cultura, 2007-2009.
CONDECORAÇÕES Recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
OBRAS E TRABALHOS Comunicação e Política; Marxismo, Cultura e Intelectuais no Brasil; Políticas Culturais no Brasil; Políticas Culturais na Bahia Contemporânea; Políticas Culturais na Ibero-americana; Políticas Culturais no governo Lula; Panorama da Gestão Cultural no Ibero-Americana; A Ousadia da Criação: Universidade e Cultura; Cultura e Políticas Culturais na Bahia; Política Cultural e Gestão Democrática no Brasil, entre outros títulos.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS: Promulgada a Resolução nº 1.807 em 08/01/2018 e Publicada a Resolução nº 1.807 no Diário Oficial n. 22.334 em 09/01/2018.
* As informações dos perfis biográficos dos homenageados são atualizadas até a data de entrega da Condecoração