Quarta-feira , 29 de Junho de 2022

Sexo: Masculino
Cônjuge: Camile Sahb Mesquita
Personalidade Política: Não
FORMAÇÃO EDUCACIONAL Graduado pela Academia da Força Aérea em Ciências Aeronáuticas. Com habilitação em Táticas Aéreas. Aperfeiçoamento de Oficiais, 1996; Superior de Comando e Estado Maior - ECEMAR, 2006; curso de Capacitação em Economia e Finanças, pelo Instituto de Logística da Aeronáutica, 2008; Gerenciamento de Suplemento e Manutenção, pelo Instituto de Logística da Aeronáutica, 1999; Política e Estratégica Marítimas, pela Escola de Guerra Naval - EGN, 2012; e MBA em Gestão de Processos, pela Universidade Fluminense, e em Gestão Internacional, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012; curso de Piloto de Transporte Aerologístico e Aeroterrestre e de Instrutor de Voo das Aeronaves C-95, VC97 e Boeing 737.
ATIVIDADE PROFISSIONAL Ingressou na Força Aérea Brasileira, 1984. Foi aspirante, 1987, e capitão, 1996. Major, 2001, tenente coronel, 2006, coronel, 2010, e Brigadeiro, 2016. Ocupou diversos cargos: Assistente de Comando da Aeronáutica; chefe da Seção de Operações do 6º Esquadrão de Transporte Aéreo. Subcomandante da Base Aérea de Brasília; Comandante da Base Aérea de Salvador e chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica. Oficial de Relações Públicas da Base Aérea de Recife; chefe da Seção de Comando e de Relações Públicas do Grupo de Transporte Especial; chefe das Seções de Pessoal, Material e Operações do 1º Esquadrão do Grupo de Transporte Especial; Adido Aeronáutica junto à Embaixada do Brasil na África do Sul; vice chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica. No Comando da Base Aérea de Salvador, promoveu um intenso processo de modernização e ampliou as atividades de assistência médico-hospitalar. Assumiu o Cargo de Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional, em substituição ao Major-Brigadeiro do Ar Dilton José Schuck. Trouxe para a capital baiana os P-3 AM Orion, aviões de patrulha marítima, empregados na vigilância das águas territoriais brasileiras. Comandante da ALA-1 da Base Aérea de Salvador, 2018. Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional, Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República - GSI, 2019-.
CONDECORAÇÕES Medalha Thomé de Souza pela Câmara Municipal de Salvador, 2018; Cidadão Soteropolitano e Cidadão Lauro Freitense.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS: Promulgada a Resolução nº 1.908/2018 em 31/10/2018 e Publicado no Diário Eletrônico do Legislativo nº 22.533 em 01/11/2018.
* As informações dos perfis biográficos dos homenageados são atualizadas até a data de entrega da Condecoração