JOSÉ EDSON SANTANA OLIVEIRA
Legislatura: 20 - 2023/2027
Parlamentar:
Não
Forma de entrega: Presencial
Pessoa de recebimento: José Edson Santana Oliveira
Data da sessão: 01/03/2024
PROPONENTE(S) DA HOMENAGEM
CLAUDIA SILVA SANTOS OLIVEIRA
DADOS DA BIOGRAFIA*
Nome: José Edson Santana Oliveira
Profissão: Bispo
Nascimento: 03/11/1952, Duas Serras - Antas, Bahia
Filiação: José Henrique Oliveira e Iracema Santana Oliveira
Sexo: Masculino
Personalidade Política: Não
FORMAÇÃO EDUCACIONAL
Cursou o 1º e 2º graus no Ensino Elementar em Duas Serras-BA; Ginásio no Sagrado Coração (Maristas), em Senhor do Bonfim-BA, e Educandário em Senhora das Graças, em Tucano-BA. Bacharel em Teologia pelo Instituto de Teologia da Universidade Católica do Salvador-BA e Bacharel em Filosofia com Licenciatura em Psicologia e em História pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras em Lorena-SP. Diploma Honorífico Internacional da Aliança Nacional das Associações Cristãs da Mocidade de Portugal.
ATIVIDADE PROFISSIONAL
Ordenação Diaconal em 11 de dezembro de 1977 - Catedral de Santana - Feira de Santana-BA; Ordenação Sacerdotal em 18 de janeiro de 1978 na Igreja Nossa Senhora da Conceição - Antas; em 12 de junho de 1996 foi nomeado por Sua Santidade o Papa João Paulo II como Primeiro Bispo da Diocese de Eunápolis-BA; Ordenação Episcopal em 08 de setembro de 1996 na cidade de Feira de Santana. Em 1996, é nomeado bispo na recém-criada diocese de Eunápolis. Professor do Colégio Estadual Severino Vieira em Salvador; vigário cooperador da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Cidade Nova, Feira de Santana; vigário Ecônomo de Conceição do Jacuípe-BA e concomitantemente de Amélia Rodrigues-BA e posteriormente pároco; coordenador dos Colégios Municipais de Conceição do Jacuípe e Amélia Rodrigues; fundador e diretor da Escola Paroquial Dom Silvério Albuquerque em Conceição do Jacuípe; apoiou à Fundação da Associação das Irmãs do Coração de Maria-BA; Secretário da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana; membro do Conselho da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana); Instituiu à Fundação Senhor dos Passos em Feira de Santana; Diretor Espiritual do ECC (Encontro de Casais com Cristo) no Regional NE3. Presidente Nacional da Pastoral dos Nômades do Brasil / Mobilidade Humana; assistente Eclesiástico do ECC (Encontro de Casais com Cristo) no Regional NE3; presidente do Sub-Regional 4 do Regional NE3; Bispo referencial da Pastoral da Criança do Regional NE3; Bispo referencial da Caritas Brasileira no Regional NE3; representante da América Latina para os Congressos da Mobilidade Humana Internacional; apoiou a construção da SOS Vida ? Nossa Senhora do Amparo em Eunápolis; apoiou a construção da Creche Jesus Amparado em Itapebi-BA e a Creche Cruz de Malta em Vera Cruz, Porto Seguro-BA; fundador do Instituto Missionário Servos do Senhor, 2005; autor do primeiro livro de oração na Chibe - Romani - Ron Calon.
CONDECORAÇÕES
Monsenhor da Sé Apostólica, 1988; Cidadão honorífico de Conceição do Jacuípe; Cidadão honorífico de Feira de Santana; Cidadão honorífico de Capoeiras-PE; Cidadão honorífico de Eunápolis; Cidadão honorífico de Porto Seguro; Cidadão honorífico de Santa Cruz Cabrália-BA; Moção de Congratulação pela Câmara Municipal-RJ ; Moção de Congratulação pela Câmara Municipal de Porto Seguro; Amigo da Polícia Militar 2º CRP 7ª CIPM em Eunápolis; Comendador da Ordem Municipal do Mérito de Feira de Santana; Projeto de Lei nº 27/2001 da Câmara Municipal de Vereadores de Conceição do Jacuípe que institui o nome da Rua Dom José Edson Santana Oliveira no Bairro Baldez; Escola Municipal Dom José Edson Santana Oliveira da Prefeitura Municipal de Eunápolis pelo Decreto Municipal de criação nº 2.381 de 17 de julho de 2007;; Episcopia Romano - Católica - IASI - Romênia; Ministerul Educatiei Si Cercetarii - Inspectoratul Scolar Al Jedetului Bacau - Romênia; Aliança Nacional das Associações Cristãs da Mocidade de Portugal.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
É o bispo referencial da Pastoral dos Nômades, na CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. No Regional NE 3 (Nordeste 3) é presidente do sub-regional 4 da CNBB; Também é o bispo responsável pelo Encontro de Casais com Cristo (ECC) e o bispo referencial da Pastoral da Criança.
OBSERVAÇÕES:
Projeto de Resolução nº 3.166/2023 Publicada no Diário Oficial Eletrônico do Legislativo nº 23.731 em 26/09/2023. Publicada a Resolução nº 2.135, de 04/01/2024, no Diário Oficial Eletrônico do Legislativo nº 23.798 em 05 de janeiro de 2024.
* As informações dos perfis biográficos dos homenageados são atualizadas até a data de entrega da Condecoração
REDES SOCIAIS