MÍDIA CENTER

Petista congratula-se com mais um encontro das CEBs

Publicado em: 16/08/2005 08:06
Editoria: Diário Oficial

Yulo: hora de refletir sobre a exclusão
Foto: null

O deputado Yulo Oiticica (PT) inseriu nos trabalhos da Assembléia Legislativa uma moção de congratulação pela realização do 11o Encontro Intereclesial das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) em que se discutiu o tema CEBs, Espiritualidade Libertadora: Seguir Jesus no Compromisso com os Excluídos. O encontro foi em Ipatinga, Minas Gerais, entre os dias 19 e 23 de julho.

O total de participantes foi de 3.806, dos quais 3.219 eram delegados, 112 assessores, 89 indígenas e 288 convidados. Aproximadamente, três mil eram leigos, os demais religiosos, em que se incluíram padres, bispos e representantes do anglicanismo. A metodologia usada em todo o encontro foi ver, julgar, agir e celebrar. Essa experiência ajudou as pessoas a refletir sobre o tema da exclusão em suas diversas expressões: sociais, econômicas, políticas, étnicas, culturais e religiosas, conforme informações do petista.

O encontro ? avalia Yulo em seu documento ? foi marcado pela reflexão em torno do modelo econômico que era tido como intolerável, no qual se exigia o restabelecimento da transparência e da ética na esfera política e social, assim como somar forças com os movimentos populares, sindicais e outras instituições da sociedade civil, mobilizando para mudar esta situação.

COMUNIDADES

As CEBs existem desde a década de 1960 e representam a resposta do povo cristão ao apelo do papa João XXIII para que a Igreja voltasse a assumir a sua característica missionária e abrisse suas portas e janelas para todas as pessoas. Assim, certas do compromisso, várias pessoas se organizaram em pequenas comunidades, iniciando uma caminhada com o objetivo de divulgar a "Boa Nova" na libertação dos pobres. As CEBs fundamentam-se na palavra de Deus e defende que a exclusão social a que muitos brasileiros estão inseridos opõe-se ao projeto de Jesus de vida digna e justa para todos, indiscriminadamente.

A oportunidade de participar das CEBs ? observa o parlamentar do PT ? permite a muitas pessoas a possibilidade de mudar de vida, a partir do momento em que passam a ter consciência da sua história e dos seus direitos enquanto pessoas e se põem a lutar de acordo com a sua realidade visando a construção de uma sociedade mais justa e digna.



Compartilhar: