O deputado José Tude (PFL) usou dados objetivos e emoção para saudar o novo Cidadão Baiano, o executivo Jaime Paulo Antônio Sartori, desde 1994 diretor-superintendente da Politeno, importante unidade industrial instalada no Pólo Petroquímico de Camaçari. A objetividade ficou por conta do minucioso relato das ações sociais capitaneadas pelo homenageado, assim como os dados que esgrimiu relativos à sua história profissional, e a emoção por conta do tom imprimido em sua fala que ofereceu o impacto exato da atuação do "conterrâneo" para a melhoria de centenas de famílias baianas.
Tude foi prefeito de Camaçari em três períodos e foi nessa condição que o conheceu, um gaúcho há 11 anos radicado na Bahia. Ficou logo ciente de sua postura moderna e socialmente responsável, ao ponto de, por respeito e admiração, apresentar no Legislativo estadual um projeto de resolução ? aprovado por unanimidade ? concedendo-lhe a nossa cidadania. Para o parlamentar, o executivo imprimiu aqui "sua marca de grande administrador, realizando tanto, em tão curto espaço de tempo, que a Bahia lhe retribui os serviços prestados, outorgando-lhe o título de Cidadão Baiano". No discurso, assegurou que "o povo da Bahia orgulha-se em tê-lo, oficialmente, a partir desta data, como seu conterrâneo".
O pefelista iniciou a sua saudação declarando-se alegre por participar da solenidade de concessão do título a Jaime Paulo Antônio Sartori, de quem traçou uma rápida biografia. Tude informou que ele nasceu na localidade de Veranópolis, no Rio Grande do Sul, graduando-se engenheiro pela Escola de Engenharia da Universidade Federal daquele estado. Em 1962, acrescentou o parlamentar, o engenheiro ingressou na Petrobras através de concurso público, tendo realizado, na ocasião, o curso de pós-graduação em refinação de petróleo. Foi designado para trabalhar como engenheiro de processamento de petróleo na refinaria Alberto Pasqualini, situada em Canoas, no Rio Grande do Sul, onde desempenhou funções que deram suporte à sua brilhante trajetória profissional.
DEDICAÇÃO"Nascia, assim, o administrador competente e dedicado, que se consagraria com a conquista de importantes prêmios de gestão empresarial, e o líder incansável na busca de melhorias econômicas e sociais em todas as comunidades onde passou", frisou. Tude acrescentou que ele chegou ao comando da Politeno "há 11 anos, onde promoveu importantes mudanças administrativas, fundamentais para que a empresa alcançasse resultados econômico-financeiros significativos". Porém, a parte de maior impacto do discurso foi centrada no relato das ações sociais realizadas pela Politeno, parte delas em parceria com a Prefeitura de Camaçari.
O parlamentar explicou que com o apoio do Governo do Estado, através do programa de incentivos fiscais Bahiaplast, e "da prefeitura de Camaçari, na minha gestão, conseguiu atrair para o município cerca de 20 novas indústrias de transformação, clientes da Politeno, que hoje estão instaladas no Poloplast". Informou ao plenário que, com investimento de mais de R$ 200 milhões, a iniciativa contribuiu para gerar cerca de dois mil novos empregos diretos e quase 10 mil indiretos, ativando a economia de toda a região e contribuindo, decisivamente, para que a Bahia possua hoje um dos mais destacados crescimentos industriais do Brasil. Em sua opinião, Jaime Sartori é, sem sombra de dúvida, um dos grandes líderes empresariais que facilitaram o esforço do governo baiano para que a indústria de transformação se consolidasse em nosso estado.
EMPREGO E RENDANo campo social, destacou o deputado do PFL, além de gerar emprego e renda e formar mão-de-obra em convênio com universidades brasileiras e centros de pesquisa no exterior, a Politeno, na gestão de Jaime Sartori, tem participado de várias atividades em parceria com o poder público municipal e estadual, além de ONGs.
"Há quatro anos, a empresa construiu e mantém a nova sede da Creche Esperança I, no bairro Verde Horizonte, em parceria com a Associação Hospitalar Protetora da Infância e da Maternidade de Camaçari, empregados e empresas prestadoras de serviços. A entidade, dirigida pela pedagoga Ivanyce Jobim Sartori, sua esposa, oferece educação, assistência médico-odontológica, alimentação e atividade de lazer a 206 crianças em estado de risco social, entre 3 e 6 anos de idade, gratuitamente", explicou.
Tude disse ainda que para dar suporte econômico às famílias das crianças atendidas pela creche, a Politeno investiu cerca de 200 mil no Curso de Capacitação e Qualificação de Mão-de-obra em Construção Civil e Corte e Costura, em parceria com o Instituto Motiva de São Paulo. Também no bairro Verde Horizonte, em Camaçari, a empresa implantou o Programa de Inclusão Digital, que tem beneficiado jovens carentes, com aulas de informática, e o Programa Ler o Mundo, de alfabetização de adultos, em parceria com o Sesi.
Na área educacional, a Politeno implantou ainda o Programa de Fomento e Formação da Cultura Ambiental, em parceria com o Sesi e a prefeitura de Camaçari, na Escola Normal do município. Em parceria com a Polibrasil e a prefeitura lançou, no ano passado, o Programa Ler é Preciso, idealizado pelo Instituto Ecofuturo, do Grupo Suzano, para implantação de uma biblioteca comunitária no município.
REDES SOCIAIS