Uma plêiade de personalidades, as mais variadas esferas de poder, lotou o auditório da entidade, a exemplo do governador Rui Costa (PT), o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Angelo Coronel (PSD), o vice-governador João Leão (PP), os senadores Oto Alencar (PSD) e Lídice da Matta (PSB), além de conselheiros, deputados estaduais e federais, secretários de estado, prefeitos e vereadores de várias agremiações partidárias e de todo o canto da Bahia.
Duas bandeiras estão na ordem do dia da nova gestão: a derrubada do veto do presidente Michel Temer do Imposto Sobre Serviço (ISS) de qualquer natureza, para que “as receitas oriundas do recolhimento do ISS possam ser descentralizadas para proporcionar arrecadação mais justa aos municípios”.
A outra pauta a entidade classifica de “injustiça da Coelba na Bahia inteira”. Intenção da UPB é que a Taxa de Iluminação Pública (TIP) recolhida seja repassada para os cofres dos municípios. “Vou levar esta bandeira para a UPB e dialogar com o Tribunal de Contas dos Municípios”, prometeu Eures Ribeiro, que agradeceu a antecessora chamando-a de “grande mulher”. Encerrou seu discurso citando o compositor Geraldo Vandré: Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
A exibição de um vídeo com as lutas da entidade marcou a homenagem do corpo funcional à ex-presidente. Maria Quitéria destacou sua origem simples e o esforço para chegar a ser prefeita. “Quis ser presidente da UPB para lutar pelos municípios”.
PREFEITOS TRABALHADORES
Quitéria entregou ao governador Rui Costa e ao presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), conselheiro Francisco de Souza, a Medalha Municipalista, criada pela entidade. Homenageou também o presidente do Legislativo estadual, deputado Angelo Coronel, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Inaldo da Paixão, além dos senadores Oto Alencar e Lídice da Mata, todos presentes à cerimônia. Destacou ainda a contribuição da “classe política que mais trabalha no Brasil”, referindo-se aos prefeitos, sendo bastante aplaudida.
Governador Rui Costa saudou nominalmente cada integrante da nova diretoria e chamou de brilhante as duas gestões de Quitéria. Enfatizou a batalha dos três senadores baianos, juntamente com o Executivo baiano, pela repatriação das multas para os estados e municípios.
Chefe do Palácio de Ondina salientou a bela performance na reeleição de Eures Ribeiro para a prefeitura de Bom Jesus da Lapa – 78% dos votos -, e disse que “a UPB não é braço de partido” e deve defender o municipalismo.
Presidente da Alba, deputado Angelo Coronel, ressalvou sua certeza no êxito da gestão de Eures e o esforço que fará para que a Assembleia Legislativa da Bahia contribua significativamente para o fortalecimento do municipalismo brasileiro, notadamente o baiano, como forma de desenvolver o estado, gerando emprego e renda, fixando o homem do campo em sua terra, com vista à melhoria da qualidade de vida de nossa gente.
REDES SOCIAIS